Home Página Inicial
 
Busca

LEI QUE PROTEGE E RECUPERA MANANCIAIS ENTRA EM VIGOR Enviar por e-mail  Imprimir esta notícia Receber por RSS
30/07/2014 09:08:55



Fiscalização será feita pelo SAAE, com apoio das Secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos

Entrou em vigor no último sábado, 19 de julho, a Lei 4259/14, que tem como objetivo proteger e recuperar a qualidade ambiental dos mananciais de interesse municipal para abastecimento de Ituverava, para hoje e para o futuro.

Pela Lei, são considerados mananciais de interesse municipal as águas interiores subterrâneas, superficiais, fluentes, emergentes ou em depósito, efetivas ou potencialmente utilizáveis para abastecimento público. O cumprimento da Lei será fiscalizado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), com o apoio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

PreservaçãoEm entrevista à Tribuna de Ituverava, o diretor do Meio Ambiente Edson Barbosa Domiciano, falou sobre o funcionamento e importância da Lei. “Ela declara como prioritária as ações de preservação da água para o abastecimento público. Fica a cargo do SAAE a distribuição da água tratada nas residências, e para isso são tomadas todas as precauções para que ocorra dentro dos limites aceitáveis pelos órgãos fiscalizadores que definem os índices de qualidade da água potável oferecida”, explica.

“A Lei vem ao encontro dos anseios da administração do prefeito Walter Gama Terra Júnior, valorizando sempre o munícipe e atendendo suas solicitações e fornecendo uma qualidade de vida melhor para todos moradores de Ituverava”, ressalta.

Rio do CarmoBarbosa ressalta a importância do Rio do Carmo para a cidade. “Ele corta nossa cidade, é de suma importância, pois é dele que provém quase a totalidade da água consumida pela população”, diz.

“Graças a ele, a cidade tem a captação superficial, o que torna a água mais vantajosa no aspecto econômico, pois gera economia tanto para o Poder Público quanto para os moradores de Ituverava”, lembra.

importância de Economizar águaEle também falou sobre a possibilidade do município ter que poupar água. “O SAAE trabalha diuturnamente para que não ocorra a falta de água nas residências, porém tudo depende da quantidade de água disponibilizada pelo Rio do Carmo.

Contudo, o SAAE solicita que os moradores usem a água com parcimônia e gastem somente para tarefas diárias mais necessárias, evitando os desperdícios”, enfatiza.

“Com esta medida, a Administração Municipal, em conjunto com o SAAE, pretende promover uma gestão participativa, integrando os setores interessados, assim como a sociedade civil no planejamento e solução de problemas que possam surgir durante os períodos de estiagem”, completa.

Dez importantes dicas para economizar águaBanho rápidoSe você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia. Escovando os dentes e fazendo a barbaSe a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes e faz a barba, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.Torneira fechadaTorneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.DescargaUma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.Lavando louçaAo lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.Lavando o carroLavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde.Lavar a calçada Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).Plantas e JardimRegando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.AquárioQuando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.Pressão política Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.


Fonte: Assessoria de Imprensa

LEI QUE PROTEGE E RECUPERA MANANCIAIS ENTRA EM VIGOR - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

 AO VIVO - As principais notícias da sua cidade
 15/06/18 - PREFEITA ASSINA CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DE EMISSÁRIO DE ESGOTO PRÓXIMO À SANTA MARIA
 15/06/18 - PREFEITA ASSINA CONVÊNIO DE MELHORIAS PARA O SAAE
 15/06/18 - Desperdício de água no Brasil
 22/01/15 - LAVAR CALÇADAS NO PERÍODO DE ESTIAGEM É PROIBIDO NA CIDADE
 29/10/14 - CIDADE PODE RACIONAR ÁGUA A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA
 ARQUIVO - Acesse todas as notícias