1. Qual o horário de funcionamento do SAAE?
O horário é de segunda a sexta-feira das 8h às 15h.
2. Minha água foi cortada por falta de pagamento. Porém, paguei. O que devo fazer? E qual o prazo para ligarem de novo?
- Se o pagamento ocorreu na sede do SAAE deverá ir até o setor de atendimento ao contribuinte e solicitar a religação.
- Se o pagamento ocorreu fora da sede do SAAE deverá o contribuinte enviar o comprovante de pagamento para o WhatsApp (16)3830-5500 solicitando a religação.
- O prazo máximo para religa mento é de 2 dias úteis.
3. Como faço para solicitar um Pedido de Ligação de água e/ou esgoto?
Os pedidos de novas ligações de água e esgoto deverão ser solicitados diretamente na sede da Autarquia. Na oportunidade o proprietário, ou procurador, deverá apresentar documentos pessoais, matrícula ou escritura da propriedade, numeração do imóvel (fornecido pela Prefeitura Municipal) juntamente com o Hidrômetro para cadastramento.
4. Quais os dias e os horários que tem plantão no SAAE?
O prazo médio é de 40 dias uteis para novas ligações.
5. Como faço para identificar um vazamento em meu imóvel?
O SAAE está de plantão 24h todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Telefone do Plantão (16) 98152-8855. lembrando que se for no horário de expediente (8h às 15h) deverá ser solicitado serviços emergências pelo telefone (16) 3830-5500.
6. O valor da minha conta neste mês está muito alto, muito diferente dos meses anteriores. O que fazer?
- A existência de vazamento é facilmente percebida através do hidrômetro.
- Não havendo consumo no imóvel, o hidrômetro deve permanecer parado.
- Caso esteja funcionando, está ocorrendo passagem de água para aparelho medidor, indicando a existência de vazamento.
7. Quantas contas vencidas são necessárias para haver o corte da ligação de água?
- A primeira providência é ir até o hidrômetro e anotar a leitura, comparando-a com a existente no talão de água.
- Caso esteja muito superior àquela registrada na fatura de água pode ser vazamento.
- Se a leitura estiver menor que a leitura do hidrômetro devera comparecer ao SAAE para correção.
8. Por que a água, às vezes, sai esbranquiçada? É excesso de cloro?
A interrupção do fornecimento de água poderá ocorrer decorridos 40 dias da data de vencimento da fatura.
9. Por que a água, às vezes, sai turva, com a cor amarelada ou barrenta?
Não! O fato da água, em alguns locais da cidade e em determinados horários, sair “branca” da torneira se deve ao “ar dissolvido”. Isto ocorre quando há quebra de redes e entrada de ar nas tubulações que, sem local para sair, é dissolvido na água pela pressão que esta exerce. São estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”. Basta deixar uns instantes a água parada que as bolhas desaparecerão e a impressão dela estar “branca” desaparecerá.
10. Como faço para alterar o nome na conta?
São vários os fatores de a água ficar turva, com cor amarelada ou barrenta. O mais comum é quando ocorre quebra de redes que, quando consertadas, podem ter entrada de terra nas tubulações
11. Como faço para solicitar a 2ª via da minha conta?
A transferência de nome é realizada na sede do SAAE:
- No caso de proprietário do imóvel; deverá fornecer xerox dos documentos pessoais, matrícula ou escritura da propriedade;
- No caso de inquilino devera fornecer xerox dos documentos pessoais e contrato de aluguel com firma reconhecida em cartório.
12. Qual o prazo de ligação de água e/ou esgoto?
A 2º via poderá ser retirada na sede do SAAE ou envie a palavra SAAE ITUVERAVA pelo WhatsApp 0800.492.0292 e siga as instruções.
13. Como faço para acompanhar a leitura do meu hidrômetro?
Basta efetuar a leitura de seu hidrômetro e comparar com a registrada em sua conta de água.
14. Paguei a conta em duplicidade, como resolver?
Na fatura seguinte há a devolução, em forma de crédito, do valor pago em duplicidade.
15. Como faço para colocar o pagamento no Débito Automático?
Basta solicitar ao banco em que tenha conta para que inclua pagamento da fatura de água em débito automático,Várias instituições bancárias possuem esta opção em seus aplicativos.
CONTATOS
SEDE DO SAAE: Praça Dez de Março nº249, Centro, Cep:14500- 000, Ituverava/SP
EMERGENCIAS: (16) 3830-5500
PLANTÃO: (16) 98152-8855